ATIVIDADES COM OS JOVENS


INTEGRAÇÃO
 
VIRAR PELO AVESSO
 
PROCEDIMENTO: Forma-se um círculo. Todos de mãos dadas.O animador propõe para o grupo um desafio: o grupo deverá ficar voltado para fora e de costas para o centro do círculo sem soltar as mãos. Este detalhe é importante: ninguém pode soltar a s mãos em hora nenhuma. Se alguém já conhece a dinâmica, deve ficar de fora observando ou então não tomar iniciativa no grupo.O grupo deverá buscar alternativas até atingir o objetivo.
Nota: O grupo todo deve passar por baixo dos braços, entre duas pessoas. Como? Alguém toma a iniciativa e vai entrando no círculo até passar debaixo dos braços da pessoa que está do outro lado do círculo. E leva consigo as outras pessoas sem soltar as mãos. Quando todo mundo passar, basta os dois últimos virarem também, que todos ficarão de costas formando um novo círculo ainda de mãos dadas.Se for o caso pedir para desvirar o círculo sem soltar as mãos. Só dará certo se repetir o mesmo processo. Serve para verificar se o grupo assimilou o aprendizado.
 
O SALTO DO CANGURU
 
MATERIAL: Duas bolas.
PROCEDIMENTO:
1.     Organizam-se duas equipes, com número igual de participantes, e ambas se colocam por detrás de uma linha de partida, formando fila.
2.     Todos os jogadores formam um túnel com as pernas bem abertas.
3.     O jogador que encabeça a fila de cada equipe, a um sinal dado, lança a bola pelo “túnel” até alcançar o último jogador, que a recolhe e prende por entre os joelhos, saltando procurando entregá-la para o segundo jogador da fila.
4.     Este segundo jogador da fila lança a bola novamente pelo “túnel”, e o jogo prossegue.
5.     Será vencedora a equipe que terminar por primeiro.
 
O ESPELHO
 
PROCEDIMENTO: Dividem-se os jovens em duplas e pede-se que as duplas fiquem de frente uma para a outra. Em seguida, um dos componentes da dupla assume a função de espelho e vai ter que seguir os movimentos propostos pelo outro componente.
 
 
 
 
 
FAÇA-ME RIR
 
PROCEDIMENTO: Dividir os jovens em duplas e pedir que fiquem um de frente para o outro, em seguida durante um minuto um de cada vez terá que fazer o outro rir, no entanto não pode falar e nem tocar no outro. Em seguida troca-se os lugares.
 
 
 
A MENSAGEM DE SILVA
 
PROCEDIMENTO: Todos os participantes estão sentados, formando duas colunas. A uns cinco metros de distância umas da outra. O animador lerá uma frase para cada um dos representantes das filas e terá um minuto para absorver a frase.Os dois jogadores voltam para sua respectiva coluna e retransmitem oralmente a mensagem recebida, no ouvido do segundo jogador da fileira, e este para o ouvido do terceiro, e assim por diante.Finalmente, o último de cada fileira deverá falar toda a frase.
 
 
 
BRAÇOS UNIDOS
 
PROCEDIMENTOS: formar duplas. Seus componentes deverão ficar de costas um para o outro e entrelaçar seus braços. Ao comando do monitor, eles deverão realizar todos os movimentos que ele mandar (pular, ir para esquerda, ir para a direita, sentar, levantar, SEM SOLTAR OS BRAÇOS). Após alguns segundos realizando as tarefas, unir duas duplas e repetir a brincadeira, que ficará cada vez mais difícil de executar os movimentos em sincronia, sem soltar os braços. Depois, formar sextetos. Encerrar perguntando como é mais fácil trabalhar, com pouca gente ou muita gente? Como fazer para trabalhar em harmonia se é necessário ter muita gente?
 
NÓ HUMANO
 
PROCEDIMENTO: Todos os participantes formam um círculo dando as mãos. Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto para si e para os outros: "João está à minha direita e Ana, à minha esquerda", etc. Diga para soltarem as mãos e caminharem pelo espaço, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou assovio). Ao ouvi-lo, todos param EXATAMENTE ONDE ESTÃO. Agora, sem sair de suas posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua direita e sua mão esquerda para quem estava à esquerda. Vai se formar um nó de pessoas, e deverá ser desfeito, voltando o círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as mãos.
 
CASA, MORADOR E TEMPESTADE

PROCEDIMENTO: O ANIMADOR fica encima da cadeira ou banco explicando para que se formem os trios, sendo que em cada trio ficam duas pessoas, uma de frente para outra, de mãos dadas e a terceira pessoa no meio das duas. Após
formado todos os trios, tem que ficar sobrando uma pessoa (somente uma pessoa). O ANIMADOR vai descrevendo os papéis de cada um. Aqueles que estão no trio no meio das duas pessoas serão os MORADORES, os que estão de
mãos dadas serão as CASAS e aquele que sobrou deverá, após o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR. Os comandos: 
1.o) Quando o ANIMADOR falar MORADOR, aí os MORADORES de cada trio deverão sair de suas CASAS e procurar outra, aquele que estava de fora aproveitará e procurará uma nova CASA . 
2.o) Quando o ANIMADOR falar CASA, as CASAS deverão deixar seus MORADORES e procurar outro MORADOR mas só pode sobrar uma pessoa, se sobrar duas pessoas os integrantes da CASA poderão virar um MORADOR . 
3.o) Quando o ANIMADOR falar TEMPESTADE aí vai ser uma bagunça geral, tanto os MORADORES quanto as CASAS deverão se desmanchar por completo e formarem novas CASAS e novos MORADORES. Aquela pessoa que sobrar fica no meio.

BY:"PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO NO MATERNAL E JARDIM"

0 comentários:

Postar um comentário