RESPONSABILIDADE II


O que é: Responsabilidade é você responder pelos seus atos, pagar pelos seus erros e cumprir com suas obrigações.

A aula começa com uma conversa, passando então para atividades com as crianças.

1 – Conversa:
- Alguma vez vcs já fizeram alguma coisa errada e depois tiveram que falar pra mamãe e dizer que fizeram errado? (É? E o que aconteceu? O que vc sentiu?) Se você admitiu que fez errado e tentou consertar, então vc foi responsável. Vocês sabem o que é responsabilidade??
Responsabilidade é quando a gente sabe que fez algo errado e faz o possível pra consertar. Responsabilidade é também cumprir as nossas obrigações. Por exemplo: Camilla, você tem bonecas que são suas filhinhas? Você cuida delas? Vivi, você tem um bichinho de estimação, como um cachorrinho ou um porquinho da Índia? Você cuida dele? Quando a gente diz que vai cuidar de um bichinho, a gente está assumindo uma responsabilidade, que é como uma promessa: e se a gente promete, a gente tem que cumprir, não é?
- O que a gente deve fazer quando chega em casa da escola? O que a gente deve fazer com nossa mochila e o uniforme sujo? A gente deve arrumar ou deixa pra mamãe arrumar? (deixe-as responder) Isso é nossa responsabilidade, não é?
- O que mais vocês podem me dizer sobre a responsabilidade?
-Qual a nossa responsabilidade com Deus? (Respeitar a ele e Sua Criação, fazer o bem, seguir os ensinos de Jesus)
- Nós recebemos nosso corpo, que é um grande presente de Deus. Quem é responsável pelo nosso corpo?? 
A) Deus;     B) Mamãe e papai;     C) Nós? Por que?
- Por falar em nosso corpo, mamãe e papai, o que a gente deve fazer quando a mamãe ou o papai ficam doentes? (Cuidar deles e ajudá-los) Eles cuidam da gente?? Então a gente também tem a responsabilidade de cuidar deles, não é?
Deixe que as crianças deem exemplos do dia-a-dia e situações ocorridas com elas.
- A gente vai fazer uma atividade muito legal agora, mas eu tenho uma última pergunta:
- A gente é responsável pelo que fala? E pelo que faz? E se a gente fala uma coisa que machuca o amigo ou a mamãe, o que a gente deve fazer? Será que só dizer desculpa basta? A gente é responsável pelo que fala? Então, será que responsabilidade significa cuidar? Cuidar dos pais, cuidar dos amigos e bichinhos, cuidar pra não gastar muita água para que todos tenham... Mais o quê? (Deixe que participem) Cuidar de não falar coisa feia nem fazer besteira, pra não causar problemas, não é?
Nesse ponto, as crianças já devem estar cansadas de papo!rs Então, vamos às atividades. Há uma atividade de ligar os pontos e pintar e outra de circular o que seria responsabilidade.
Há duas folhas: uma para ligarem os pontinhos e outra para circularem algumas imagens. Veja se as crianças associam as imagens às ideias discutidas. Se não, são estas, na ordem em que aparecem na atividade:

Cuidar do corpo
Falar coisas más
Dar carinho aos nossos animais e cuidar deles
Respeitar e cuidar da Natureza, economizando água(também)
Cuidar do Planeta – peça que deem exemplos
Colocar a culpa em outra pessoa – pergunte se alguém já fez isso. Se ficarem constrangidas, diga que não precisam contar, mas que pensem e vejam se isso é legal, se isso é ser responsável pelo que a gente faz.
Estudar/respeitar a família

Atividade de ligar os pontos: estudar os ensinamentos e procurar seguir a Jesus.










BY: Mariana

0 comentários:

Postar um comentário