OBEDIÊNCIA


Prece Inicial
Primeiro momento: contar a história Gisa e Arco, utilizando-se dos desenhos para ilustração.

Gisa e Arco
Gisa é uma bela tartaruga. Ela mora com seus pais e irmãos em uma linda praia, mais precisamente no mar. O local fica perto de umas rochas grandes, e a água bate nas pedras e volta. Gisa adora ficar tomando sol nas pedras e olhando o mar.
Ela tem uma vida legal, tomando sol e brincando com seus irmãos e amigos. Gisa é amiga de Arco, um peixe muito simpático. Eles costumam nadar juntos, descobrindo sempre plantas e bichos diferentes que vivem no fundo do mar.
A mãe de Gisa, Dona Titã, pede sempre que ela não vá nadar muito longe, porque pode ser perigoso. Mas Gisa não dava importância aos conselhos da mãe... Achava que a mãe não sabia das coisas, que era preocupada demais e que não havia mal algum em explorar novos mares.
E assim o tempo ia passando, com muitos banhos de sol nas pedras e aventuras de Gisa e Arco no fundo do mar.
Um dia, porém, eles foram nadando, nadando, e quando perceberam estavam muito longe de casa. O local tinha lindos corais e algumas plantas diferentes que eles pararam para apreciar. Naquele momento, passou um enorme barco, que jogou uma rede de pesca. Logo Gisa se debatia na rede, sem conseguir sair.
Ela e alguns peixes começaram a gritar por socorro! Arco não sabia o que fazer para salvar a amiga e os outros peixes. Foi então que apareceram dois enormes peixes, que pareciam ter uma serra na boca:
- Morde a rede! Nós vamos ajudar!
E assim os três passaram a morder e serrar a rede, e pouco antes de os pescadores puxarem a rede para cima, eles conseguiram fazer um buraco, por onde Gisa e vários peixes, conseguiram sair. Mas infelizmente muitos outros peixes ficaram na rede, que logo estava dentro do barco.
Que susto! Gisa e Arco agradeceram muito a ajuda dos novos amigos. Os peixe-serra contaram que aquele era um lugar muito perigoso no mar, pois sempre havia muitos pescadores.
- Não avisaram vocês que é perigoso nadar aqui? Ainda bem que estávamos de passagem por esses lados do mar.
Gisa ficou vermelha, lembrando dos conselhos da mãe, enquanto Arco baixou a cabeça, envergonhado. Eles, então, perguntaram qual era o caminho mais seguro para voltar para casa.
Os novos amigos ensinaram o caminho, e Gisa e Arco nadaram rápido de volta para casa.
Enquanto voltavam, lembraram do susto e prometeram nunca mais nadar tão longe e sempre obedecer aos pais. 
                                               Claudia Schmidt

Segundo momento: conversar com as crianças.
* A tartaruga e o peixe foram obedientes?
* O que aconteceu com eles?
* Devemos obedecer nossos pais? Por quê? Porque eles sabem o que é melhor para nós. Obedecendo estaremos evitando situações de perigo.
* Lembrar que as pessoas de nossa família nos amam e querem o   nosso bem. 

Terceiro momento – atividade: pintar e montar a tartaruga Gisa e o peixe Arco e depois colar em palitos de picolé. 


0 comentários:

Postar um comentário