DINÂMICAS DE SEXUALIDADE I



O objetivo desta atividade é introduzir o debate acerca de comportamentos atribuídos a homens e mulheres e mostrar que eles podem ser alterados, dependendo da situação.

O Evangelizador divide a classe em grupos de cinco ou seis alunos e pede a eles que montem um cartaz com recortes de revistas e jornais. A atividade consiste na colagem de imagens que representem o que os alunos consideram ser atividades e emoções mais típicas de homens, em um caso, e de mulheres, de outro. Por exemplo:


Depois, cada grupo expõe o seu cartaz, explicando porque considera tais atividades e emoções típicas do sexo que escolheram.

A partir dessa exposição, o professor pergunta aos alunos se de fato a característica é exclusiva do sexo a que foi referida ou se o outro sexo também pode manifestá-la.

Em seguida, questiona sobre o que aconteceria se trocássemos as características específicas de cada sexo. A discussão pode ser aberta com exemplos que mostrem que estas características não são naturais e podem, por isso, ser modificadas. Por exemplo, antes dificilmente as mulheres dirigiam e hoje temos algumas que são motoristas de ônibus, de táxi e de caminhão; antes era difícil encontrar homens cuidando de bebês em casa e hoje trocam fraldas e cuidam de seus filhos.

Para finalizar a discussão, o professor pode propor aos grupos uma dramatização "maluca", na qual o enredo seria exatamente a troca das características atribuídas a cada sexo. O vídeo "Acorda Raimundo... Acorda", de Alfredo Alves, pode ser apresentado.

Referência:
Acorda Raimundo... Acorda!, de Alfredo Alves. Rio de Janeiro, 1990, 15 minutos.

E se as mulheres saíssem para o trabalho enquanto os homens cuidam dos afazeres domésticos? Essa é a história de Marta e Raimundo, uma família operária, seus conflitos, a violência familiar e o machismo vividos em um mundo onde tudo acontece ao contrário.

Texto original: Yara Sayão e Silvio Duarte Bock
Edição: Equipe EducaRede

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