ADOLESCÊNCIA - EU ERA ASSIM...I


Eu era assim fiquei assim

Objetivos: Construir coletivamente o conceito de adolescência e evidenciar o conhecimento já existente no grupo sobre o tema em pauta.
Duração: 40 minutos.
Material: Folhas grandes de papel pardo, canetas pilot de 4 cores, caixas de gizão de cera, fitas crepe, tubos de cola branca, tesouras, revistas velhas, sucatas em geral.
Desenvolvimento:
1. Dividir o grupo em dois subgrupos. Cada subgrupo, após discutir o tema a ser desenvolvido, fará dois grandes cartazes coletivos sobre as características de uma criança e de umo adolescente brasileiro. Um subgrupo abordará o sexo masculino e o outro, o sexo feminino.

Sugestões para reflexão:
  • Os cartazes serão apresentados e discutidos em plenária. A discussão será aprofundada pelo facilitador, com análise dos tópicos do tema o que é adolescência, tendo como base o que foi expresso nos cartazes e o que faltou.
  • As novas idéias que surgirem deverão ser acrescentadas aos cartazes ou escritas em uma folha de papel pardo, que será pregada ao lado deles. Depois da discussão, será construído o conceito coletivo de adolescência, que deverá ser exposto em local visível.
  • Refletir com o grupo se as características levantadas são exclusivas dos adolescentes ou se pertencem também às outras faixas etárias, como a dos adultos. Ex.: Rebeldia (característica que pode ser do adolescente e do adulto).
Eu  
(chegou sem menção de autoria ou fonte. Se Souber qual seja, por favor me informe, afim de darmos os devidos créditos)

0 comentários:

Postar um comentário