Qual é a minha reação ao...


 Quando vivenciamos certas situações e damos determinadas respostas a elas, mostramos muito do que vai em nosso coração. Dependendo de nossa atitude, estamos contribuindo com nossa energia e vibração no grupo e passamos a ser integrantes de uma rede de relacionamentos invisível que se estabelece ao redor de nós. 

Pense em algumas situações práticas comuns ao seu grupo. 
Escreva-as em retângulos de papel e distribua um para cada um. Se a sua turma for muito grande, monte duplas ou triplas para que juntos cheguem a um consenso.
Estas são algumas situações experimentadas na minha sala de aula:

Após a aula é servido um lanche preparado pelos próprios alunos e nós mesmos distribuímos o suco e o sanduíche. Da última vez, Antônio disse que não recebeu o dele. Mas Carlos viu ele se servir enquanto o lanche ainda estava sendo preparado.

Naiara é aluna nova na sala da Cris. Elas não se conhecem, nem nunca conversaram, mas Cris disse que ela á falsa e fofoqueira. Naiara não consegue fazer amizade com ninguém da sala. Se alguém se aproxima e fala com ela, a Cris fala mais alguma coisa da Naiara.

Diogo saiu com a mãe para um passeio. Eles se divertiram muito. Quando foram lanchar, Diogo quis tomar um sorvete, mas sua mãe não lhe deu pois ele está muito gripado. Diogo fechou a cara e passou a reclamar, falar alto e agredir sua mãe.

André, Carlos e Téo são muito amigos. Ao se encontrarem para ir ao cinema, passaram antes na venda do S.Manoel. Como não tinha ninguém olhando, Carlos e Téo pegaram chocolate sem pagar. André não gostou e os dois riram dele. André não foi ao cinema.

Ana e sua irmã estão arrumando o quarto. Elas separaram coisas que não brincam mais e roupas que não cabem mais em nenhuma delas. Ana colocou numa sacola para levar para as crianças carentes, mas sua irmã separou as dela e disse que iria guardar, pois ainda gostava de tudo aquilo.

Hoje é festa de aniversário na casa do Pedro. Ao ir no banheiro, João quebrou um vidro de perfume da mãe de Pedro. Quando perguntaram quem foi, João falou que não tinha sido ele e que viu Tiago saindo do banheiro antes dele.

A mãe de Lívia sempre pede ajuda a ela para olhar o irmão. Certo dia Lívia estava brincando, quando sua mãe precisou sair. Ao invés de brincar e distrair seu irmão, ela ficou implicando e beliscando ele.

Durante uma prova de matemática, Maria não consegue responder uma questão. Ao olhar para o lado, ela percebe que José já respondeu tudo e começa a copiar. Mário vê tudo.

Estão jogando queimado. A equipe da Teresa está ganhando e Sonia está furiosa, querendo encerrar o jogo. Ao lançarem uma bola que seria uma boa jogada, ela grita "Fora!". Ninguém duvidou e o time da Sonia ganhou a partida.

Depois que a aula terminou, a professora pediu voluntários para arrumarem a sala. Cíntia e Paula continuaram sentadas, conversando, rindo, falando alto. Mesmo com os colegas pedindo, não saírm de seus lugares e comeram um pacote de balas e jogaram todo o papel no chão.

Gisela contou para Malu que gosta do Jefferson. Malu acabou contando para a Claudia, que deu em cima de Jefferson e eles começaram a namorar. Gisela brigou com a Malu e não fala mais com ela.

Teresa levou o celular para a escola e não desligou enquanto o professor dava aula. O telefone tocou e a música de toque era alta e incoveniente. O professor pediu para desligar, sem se importar de quem era o telefone. O telefone tocou novamente e todo mundo ficou rindo.


A mãe da Carla pediu que ela lavasse a louça do almoço. Ela estava vendo televisão e pediu que a mãe esperasse o programa terminar. O telefone tocou e era o Lúcio chamando ela para ir ao cinema. Carla se arrumou depressa e saiu.


Estava frio e Andréa chegou de casaco marrom. Depois do recreio, após corrermos para brincar, Andrá tirou o casaco e deixou no banco. O casaco da Andréa sumiu.

Taís emprestou o caderno de Geografia para Simone copiar a matéria. No dia da aula, Simone esqueceu o caderno da Taís em casa. Na próxima aula vai ser prova e Simone não quer levar o caderno na casa da Taís.

  
Esta aula deu muito certo! Ao ler cada situação, as crianças se colocaram no lugar dos personagens, comentaram as reações, falaram sobre os sentimentos que experimentaram. Cada histórinha lembrou uma situação parecida vivida por eles, então o debate foi muito rico, pois eles sabiam exatamente do que estavam falando.
by:  GLAUCIA DE BARROs

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