PERISPIRITO I



SUGESTÕES PARA A AULA 
Enviado por Alice de Campinas

Tenho 4 sugestões para explicarmos as 3 coisas e gostaria de saber qual delas vcs. preferem:

1. levar uma laranja e cortá-la ao meio: a casca representa o corpo físico que é retirado e jogado fora quando não serve mais; a pele é o perispírito que dá forma ao sumo; o sumo é o espírito que contem o sabor, o conteúdo da laranja.

2. comprar saquinhos de papel, sendo um maior na cor parda e outro menor na cor branca e fitilho; prender o fitilho ligando o saco branco no pardo e colocar o branco dentro do pardo; pedir para as crianças desenharem uma pessoa no saco pardo.
    Explicação: o saco pardo é o corpo físico e o branco o espírito que ficam ligados entre si pelo cordão prateado.

3. bexiga e argila: inflar a bexiga sem encher muito para ser fácil de moldar,
    com a argila moldar uma pessoa sobre a bexiga.
        Explicar sobre as 3 partes (argila = corpo físico; bexiga = perispirito; ar = espírito) e apõs a explicação, colocar "a pessoa" em uma bacia de água, onde a argila vai se dissolver e sobrará o perispirito e o espírito.

4. Existe uma maneira simples de exemplificar espírito, perispírito e corpo com uma maçã. O evangelizador deverá levar uma maçã (de preferência vermelha porque aparece mais) e cortar ao meio em aula. Explicar que a semente é o espírito, a polpa é o períspirito e a casca, o corpo. Deixar uma metade do lado. Na outra, o evangelizador dá uma mordida na maçã para explicar que o que acontece com o corpo marca o perispírito, como por exemplo, um tiro: afeta corpo e perispírito (*). A outra metade (deixada de lado) ficou escura não ficou?  Serve para mostrar que maus pensamentos, mágoa, cólera, ódio tudo marca o perispírito, alterando-o.
Se a turma for pequena, uma idéia é uma maçã para cada um. Fica SHOW!!


(*) Obs.: Somente o que é provocado pelo próprio Espírito  afeta o corpo e o perispírito, como no caso do suicídio, ou uso de drogas, tabaco, etc...
Se o indivíduo for afetado por outrem, como no caso de um acidente ou ser vítima de um crime, pode não afetar em nada o perispírito, que sai ileso (embora o Espírito possa sair traumatizado e sentir as sensações por um tempo)

0 comentários:

Postar um comentário