Importância do Corpo Humano- JOVEM


TEMA: Montando o corpo humano
OBJETIVO: Mostrar para os alunos como é importante a comunicação e o trabalho em grupo
IDADE: 11 a 16 anos
MATERIAL: 6 cartolinas (5 grupos + 1), cola, tesoura, 5 envelopes, fichas (ver preparação), lápis de cor, lápis de cera
Obs: A dinâmica prevê 5 grupos com 3 a 5 participantes

PREPARAÇÃO:
Cada envelope terá duas fichas com uma parte do corpo humano escrita. São elas:
Cabeça, Tronco, Braço direito, Braço esquerdo, Mão direita, Mão esquerda, Perna direita, Perna esquerda, Pé direito, Pé esquerdo.
Colocar de preferência partes bem diferentes, por exemplo, cabeça com pé direito, mão esquerda com perna direita, tronco com mão direita, etc…
Exemplo de parte do corpo humano anexo

DINÂMICA:
A turma é dividida em 5 grupos. Cada grupo recebe um envelope contendo duas fichas com parte do corpo humano. Ao entregar o envelope para o grupo, dizer que nele haverá dois desenhos a serem feitos.
Atenção: Não dizer que são partes do corpo humano.
Separar os grupos em lugares diferentes, se possível, salas diferentes. Avisar que ao terminar eles irão juntar os desenhos. Dizer apenas que irão juntar, sem dar mais explicações.
Deixar que eles desenhem. Não sugerir, mas se alguém do grupo quiser bisbilhotar o desenho dos outros, pode permitir. Será muito legal se eles tiverem esta idéia e se comunicarem entre si para realizar um desenho coerente.
Após todos terem desenhado, os grupos se reúnem de volta e juntos irão, cortar seus desenhos de suas cartolinas e colar monstando o corpo humano na cartolina final.
Após montado, muito provavelmente o desenho estará maluco. Conversar sobre o trabalho em equipe, sobre comunicação, como poderia ficar melhor se um grupo ajudasse o outro, etc…


0 comentários:

Postar um comentário