Honrar Pai e Mãe

OBJETIVO:
Levar o evangelizando a compreender a importância dos pais ou daqueles que tem responsabilidades sobre eles. Que devem amá-los respeitá-los e ter gratidão para com eles durante toda a vida, cumprindo o mandamento cristão do amor ao próximo.

INCENTIVAÇÃO:
Mostrar uma pequena caixa ou envelope fechado e dizer para as crianças que ali está guardado um dos mandamentos, que é tão importante que merece ser estudado separadamente. Para que as crianças descubram, dar pista, tais como; refere-se a elementos muito importantes, que estão sempre perto de nós; sem eles seria difícil viver; somos muito importantes para eles, etc.
- continuar até que as crianças descubram: “Honrar Pai e Mãe”.
- Pedir que uma delas abra a caixa ou envelope, mostrando a gravura que representa este mandamento.
- perguntar se elas sabem o que significa exatamente a palavra “HONRAR’.
- deixar que falem, anotando as respostas e dizendo que fará uma narrativa par que elas mesmas verifiquem se acertaram.

DESENVOLVIMENTO:
Que é honrar? É respeitar, amar, obedecer às orientações daqueles que tomaram, perante o Alto, a responsabilidade do encaminhamento de um Espírito, adotando-o na condição de filho. Deus colocou, entre Suas leis, essa que lembra ao filho o dever de gratidão para com aqueles que o receberam na Terra, deram-lhe um corpo, cuidaram da sua saúde, alimentaram-no, educaram-no, e o encaminharam no mundo, até que tivesse condições de dirigir a própria vida. Lembra o Mandamento que, mais tarde, os filhos devem amparar os pais – ainda que sejam adotivos –, servindo-os na velhice, pois estes muito trabalharam, sofreram e se dedicaram, anos a fio, para torná-los felizes e fazê-los progredir. Honrar pai e mãe é, assim, expressar gratidão, demonstrar amor filial. É, enfim, também cumprir o mandamento cristão do amor ao próximo.

Observação: comentar que tem vários tipos de família e que umas são compostas por pai, mãe e filhos, outras de avós e filhos e tios, outras de irmãos, outras de pais com filhos adotivos. E que devemos amar a todos e tratá-los com respeito, pois são eles responsáveis pela educação. Família é quem você mora, é quem cuida de você.
Os pais tem um valor muito grande perante DEUS pois eles nos permitiram de nascer.

Mostrar as figuras representando os tipos de família.

Narrar a história :
O QUE JESUS NOS PEDE

O pequeno Zacarias era um menino muito obediente, que viveu no tempo de JESUS. Toda a vizinhança o estimava muito, porque estava sempre disposto a servir. A mãe do menino chamava-se ESTER e era moça e bonita. O pai, JOEB, era um rapaz de trinta anos, que ganhava a vida nos rudes trabalhos do campo.
Enquanto o pai trabalhava, Zacarias estudava.
Certa vez, a mãe adoecera gravemente, JOEB fora obrigado a deixar os trabalhos do campo, a fim de proporcionar à esposa assistência indispensável.
Determinada manhã, JOEB disse ao garoto:
- Zacarias, meu filho, a lavoura está ameaçada pelas erva daninhas e sua mãe continua mal, o que você sugere? Devo ir ao campo ou continuar ao lado de ESTER?
- Fique ao lado da mamãe, enquanto irei substituí-lo na lavoura- fora a resposta pronta do menino.
- Mas como, meu filho? Não chegou ainda aos dez anos, onde vai arranjar forças para o duro trabalho de enxada?
- Não pense nisso, pai. Não se aflija, porque tudo vai correr bem, até mamãe ficar boa, o que não vai demorar, pois tenho pedido a JESUS para curá-la.
O menino, dentro de pouco, estava trabalhando na roça. A tarefa dos primeiros dias deixara-lhes grandes bolhas nos dedos. As mãos doloridas apresentavam manchas avermelhadas. Mas Zacarias estava muito satisfeito por sentir-se útil aos queridos pais, durante as horas de serviço, o pensamento estava sempre na mãezinha enferma, coitada! Estava tão abatida!... E o pai! Tão trabalhador e dedicado; eles mereciam toda a sua atenção e carinho!
A uns cem metros da casinha humilde, o menino matutava nos últimos acontecimentos. Pensava naquele homem chamado JESUS, que, segundo lhe dissera, realizava curas extraordinárias! Se ELE curasse a sua mãezinha?...
De repente, avistou, sem saber direito de onde tinha vindo, um moço muito belo que lhe tomou as mãozinhas feridas e as beijou longamente.
O menino ouviu a voz suave do desconhecido;
- Zacarias, sua mãe está salva, ela deve agradecer o fato ao seu coração de filho abnegado.
Zacarias compreendeu que estava diante do CRISTO e se jogou de joelhos aos seus pés, beijando-lhe as sandálias rotas.
JESUS levantou-o carinhosamente e apontou-lhe o caminho do lar, sem mais uma palavra. O menino tomou a rota indicada, com os olhos marejados de lagrimas.
Em casa, a doce mãezinha e o papai agradecidos aguardavam o filho, mostrando nos olhos o brilho da felicidade.

Aura Celeste – psicografia de Corina Novelino
Livro: Escuta, meu filho...(adaptação).

Discutir, com as crianças, em torno da narrativa, usando as perguntas:

a) Zacarias era um bom filho?
b) Come ele demonstrava amor pelos pais?
c) Por que o seu pedido foi atendido por JESUS?
d) Zacarias sabia então honrar seus pais?

ATIVIDADES:


17 comentários:

Anônimo disse...

Excelente material. Obrigado.

Anônimo disse...

Lindo o que você faz. Que o Senhor lhe abençoe, e continue derramando sobre ti sabedoria, para com que esse ministério, cresça e alcance muitas crianças que, tanto precisam da Palavra de Deus. Que Ele use suas mãos, a sua boca, os seus braços, os seus pés, para com que a alegria esteja em muitos coraçãozinhos. Beijos, fique com Deus.

Anônimo disse...

A sua dedicação, organização e competência no que faz nos auxilia muito, querida irmã. Nós, que somos evangelizadores de fim de semana (trabalhamos e estudamos de segunda a sexta, sem tempo p/ preparar aulas devidamente), encontramos farto material para as nossas aulas, aqui em seu blog. Abençoada seja a sua mente e o seu coração, por nos fornecer material de qualidade e fácil aquisição, que nos permite levar ensinamentos elevados espiritualmente, à estes coraçõezinhos que Jesus nos confiou, para o plantio da semente do evangelho. Considere-se tia de todos eles. Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Obrigada pela sua dedicação.
Me ajuda a preparar as minhas evangelizações.
Que o Pai sempre te inspire.

Unknown disse...

AGRADEÇO PELA OPORTUNIDADE DE PODER COMPARTILHAR DESSA MARAVILHA

Anônimo disse...

Seu material é sempre fonte de referencia e me ajuda a enriquecer as aulas com as histórias e gravuras. Muito obrigada e que tenha muita luz na continuação desse trabalho.

Unknown disse...

Essa historia de zacarias onde se encotra na bilia livro e capitulo

Bel disse...

lindoi

Unknown disse...

Por favor podem me dizer o livro e o versículo dessa histórinha de zacarias

Maria disse...

Amei esse blog.
Muito obrigada!

Unknown disse...

tbm quero saber essa passagem na bíblia , achei muito interessante

Anônimo disse...

Amei. Obrigada pela dedicação. Deus continue te abençoando.

Unknown disse...

Muito obrigado seu trabalho de dedicação e muito lindo,saiba que tem ajudando muitas crianças conhecer a palavra de Deus!! Parabéns que Deus continue abençoando sua vida ricamente 🙌🙏👏👏👏

Unknown disse...

Nao tem essa historia na biblia atençao e um estudo espirita

Unknown disse...

AMEI, VOU PASSAE PARA O GRUPO NESTE DOMINGO

BLOG DA TIA VIVI disse...

Não é a verdadeira história da Bíblia!

Aytaç22 disse...

whatsapp görüntülü show
ücretli.show
BİV3

Postar um comentário