PERDÃO

CONTEÚDO
 PERDÃO

IDADE
7 anos

OBJETIVOS
• Levar as crianças a compreenderem o que significa o perdão, como devemos perdoar, como é o perdão de coração.

MATERIAL NECESSÁRIO• Bolinha de papel
• Desenho (anexo)
• Lápis de cor
DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL


1ª PARTE
 Fazer uma brincadeira (técnica) para que os evangelizandos percebam o que acontece quando guardamos mágoas, ressentimentos, quando não nos perdoamos por algo que fizemos de errado.
Técnica: pedir que as crianças usem a imaginação e façam o que o evangelizador pedir.
1 - Começar explicando aos evangelizandos que alguém atirou uma pedra neles e cada evangelizando resolveu ficar com a pedra para devolvê-la quando a pessoa aparecer. Só que essa pedra não pode ser largada nunca. Assim, todas as atividades que eles realizarem devem estar carregando a pedra em uma das mãos.
2 - O evangelizador deve levar pedras de acordo com o número de evangelizandos (não muito grande e nem muito pequenas) e distribuir uma pedra para cada criança.
3 - Com uma das mãos sempre segurando a pedra, realizar as seguintes atividades:
Bater palmas;
Fazer um círculo de mãos dadas;
Fazer de conta que estão tomando banho (lembrar que a pedra não é o sabonete);
Fazer de conta que estão jogando vídeo-game;

Levar uma bola e solicitar que passem um para o outro, lembrando sempre que não podem largar a pedra, etc

2ª PARTE
 O evangelizador deve perguntar após cada atividade se foi fácil ou se encontraram alguma dificuldade. Também pode acontecer de a pedra cair durante alguma atividade. Mesmo que alguns digam que acharam fácil, deve ser ressaltada a dificuldade.
3ª PARTE Após a técnica perguntar:

E se guardaram a pedra para devolver a pessoa que atirou e ela nunca mais apareceu? Adiantou guardar a pedra?

4 ª PARTE
 Solicitar que as crianças imaginem que o que eles seguraram não foi uma pedra, mas uma ofensa, uma mágoa que não foi perdoada.

Será que uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega? Sim. Será um peso, como a pedra. Machuca como a pedra, impede quem a carrega de fazer uma porção de coisas boas.
Como perdoar? Esquecendo a ofensa. Não ficar lembrando, não ficar contando o que aconteceu para todas as pessoas que encontrar, não desejar o mal. Se relembramos, sofremos de novo. Perdoar com o coração.
Quando perdoar? Sempre. Lembrar da passagem em que Pedro se aproxima de Jesus e lhe pergunta: Senhor, quantas vezes perdoarei ao meu irmão quando pecar contra mim? Será até sete vezes? Jesus lhe respondeu: Não vos digo que apenas sete vezes e sim setenta vezes sete vezes (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. X, item 1 a 4).
O que Jesus quis dizer com essas palavras? Que não há limites para o perdão. Jesus nos ensina a perdoar sempre.
O que acontece quando não perdoamos? Fica um peso em nosso coração, causando tristezas, nos impedindo de fazer muitas coisas boas. É como se carregássemos uma pedra na mão sempre. É como se um veneninho fosse aos poucos entrando no nosso corpo, podendo nos causar doenças.
Lembrar da oração do Pai Nosso, a passagem em que diz: Perdoa as nossas faltas e imperfeições, dá-nos o sublime sentimento do perdão para com aqueles que nos tem ofendido. Lembrar que devemos agir com os outros da mesma maneira que queremos que os outros nos tratem.
Ressaltar que a pessoa que errou vai ter que reparar o erro, independente do nosso perdão.
Se erramos e nos arrependemos de verdade, devemos pedir perdão. Se o ofendido não nos perdoar, não é nossa responsabilidade, pois fizemos a nossa parte quando pedimos perdão com sinceridade.
A quem perdoar? A todas as pessoas e quantas vezes for necessário. Devemos nos perdoar também (auto-perdão), pois todos nós erramos.
O que acontece com a gente quando perdoamos alguém? Emitimos bons sentimentos. Tiramos um peso das costas (a pedra), sentimos um alívio, inclusive nossa saúde melhora.

5ª PARTE
 Repetir as atividades do primeiro momento (a técnica), sem a pedra na mão para que eles percebam a diferença. Salientar que o mesmo acontece quando perdoamos alguém ou nos perdoamos (ficamos mais leves, mais felizes).
6ª PARTE
 Distribuir os desenhos para pintar.

PRECE
LANCHE

40 comentários:

Anônimo disse...

Achei ótima sua aulinha sobre o perdão. Pena que a minha turminha é de idade mais avançada. Se me permite vou ficar de olho nas suas ideias para aproveitar algumas.

Bento/Fortaleza-CE

Glaucia de Barros disse...

Seu blog é muito bom! É muito importante podermos trocar experiências e auxiliar outros evangelizadores, parabéns pela iniciativa, veja o meu: http://evangelizandoagora.blogspot.com bj carinhoso !

Tânia Carvalho disse...

Gostei muito da atividade com a pedra, procura um desenho para colorir e acabei melhorando a aula desta semana com a sua ajuda, obrigada!

selma disse...

Selma Marins do Centro Espírita Casa de Geraldo de Niteói, RJ: Achei sua aula muito boa para se trabalhar diversas idades, e como disponho de pouco tempo com as crianças, adorei a maneira da dinâmica de grupo.Obrigada por me ajudar. Bjs fraternos.

Simone Simoes disse...

Amei a aula sobre o perdão. Adaptei um pouco para minha turma, que é um pouquinho mais velha.
Um abraço
Simone Simões
Centro espirita Ismael
Belo Horizonte/MG

lubeheraborde disse...

Amei a visita de todos, e fico muito feliz pelas palavras carinhosas!
Beijinhos e mais beijinhos

Rico Santana disse...

Luciene, parabéns pelo seu blog! Estou iniciando na evangelização e, pesquisando na net, achei este maravilhoso blog, que irá ajudar-me muito nas aulas.

Ricardo Santana
FEML - Fraternidae Espírita Missionários da Luz
Olinda - PE

Beijo fraterno.

lubeheraborde disse...

Precisando de algo é só gritar viu!!!! Abraços fraternos!!!

Anônimo disse...

ADOREI SUA SUGESTÃO SOBRE O PERDÃO. ESTAVA A PROCURA DE UMA ATIVIDADE COM DESENHO E ENCONTREI NO SEU BLOG. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO, VOU CONTINUAR APROVEITANDO SUAS SUGESTÕES.
BEIJOS, ANINHA

Unknown disse...

Muito bom seu blog Luciene! Já utilizei a dinâmica da pedra no ano passado e agora usarei a história da doença de Lulu. Bjs

Eli Rocha disse...

Sempre quando vou dar uma aula, o primeiro local que pesquiso é no seu blog, e pego logo a idéia..são ótimas!! Obrigada por compartilhar! Deus a abençõe! Bj

Eli Rocha disse...

Adoro seu blog, sempre pego suas dicas de aula, obrigada por compartilhar.Deus a abençõe sempre!

Anônimo disse...

Lu...
Amei teu blog! Muito obrigada por comportilhar conosco tuas idéias! Valeu AMIGA! ...Beijos

Fabiana Valdemarca Lucca
Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos
Caxias do Sul, RS

megue disse...

amei..parabéns muito útil...uma gracinha ..bem criativo
megue

Maria Christina Prado Fernandes Nascimento disse...

Oi Lu, usei sua dinâmica com gestantes adolecentes na Casa de Apoio A vida,na aula de moral cristã.
Elas interagiram e entenderam a mensagem.
A próxima aula será sobre a caridade. Vou pesquisar no seu blog!!! Pbs pelo trabalho.
Chris

jussara cabral disse...

como faço para ampliar o desenho (para tamanho A4?
se mando imprimir direto a imagem fica pequena.

lubeheraborde disse...

OI JUSSARA, O BLOG NAO DEIXA ADD EM WORD, ENTÃO EU PASSEI COMO FIGURA... TEM QUE COLAR NO WORD, SE TIVER DIFICULDADE EM FAZER ME MANDA UM EMAIL QUE FAÇO PARA VOCE.... lumaravilhosa06@gmail.com ou l.m.b@r7.com

Unknown disse...

legal muito bom esse site eu estava proucurando algo para ministrar para as crianças e esse site me deu um grande auxilio..

Anônimo disse...

MEU NOME HELOISA ADOREI SEU TRABALHO MUITO BOM QUE DEUS CONTINUI COM TIGO BEIJOS .SOU DO SENTRO ESPIRITA DA UNEJE EM JABOATÃO PERNAMBUCO.

Anônimo disse...

OI LÚ,SUAS AULAS ME AJUDAM SEMPRE,OBRIGADO POR COMPARTILHAR CONOSCO SUAS AULAS,QUE DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO SEU CAMINHO!SOU IACIARA SANT'ANA DA ASSOCIAÇÃO KARDEQUIANA MEIMEI(ASKAM)
RIO DE JANEIRO,SÃO CRISTOVÃO.NOSSA CASA É PEQUENA E TRABALHA COM AS CRIANÇAS CARENTES DA COMUNIDADE.

Anônimo disse...

Olá, Luciene
Trabalho com a evangelização de crianças carentes em juiz de Fora MG. Estou encantada com as suas aulas. Suas sugestões têm uma receptividade grande em relação a esse público específico de crianças. Que jesus abençoe seu trabalho, sua disposição de servir sempre com amor, compartilhando suas ideias com outras pessoas que buscam melhorar cada vez mais o trabalho com a evangelização da criança. Obrigada por suas aulas tão criativas. Muita paz!

Anônimo disse...

Olá, Luciane
Também trabalho com evangelização infantil em um centro espírita, na cidade de Araraquara - SP. Sempre que necessito recorro ao seu blog para preparar minhas aulas, como sempre encontro idéias fantásticas. Que DEUS te abençoe sempre e que possamos compartilhar de muitas idéias para dedicarmos momentos tão especiais a assas crianças, Bjs.
Maria José

Pedro Mendes disse...

Excepcional seu blog Luciane!
Estou sugando suas ótimas idéias!! Amanhã colocarei algumas em prática. Parabéns pelo seu trabalho. Que Deus continue lhe abençoando sempre!!

Pedro Mendes
Campo Grande - MS

Anônimo disse...

Adorei a atividade e ela pode ser adaptada para todas as idades.

Anônimo disse...

Adorei! Muito Obrigada, sou muito nova e vou dar minha primeira aula como evangelizadora substituta e essa aula sua me super ajudou! Valeu e beijos e abraços fraternos!

Anônimo disse...

Prática, objetiva e divertida sua aulinha para meus pequenos de 3 a 6 anos... Acho que vai funcionar super bem!
Obrigada! Usarei também o livro sugerido "Perdoar, sempre" (ressalvo que alguns slides estão fora de ordem).
Abraços, Regiane. Formosa-GO.

Unknown disse...

Mas é só você converter a aula para um modo mas avançado e de maneira que amadurece a ideia da nossa amiga, adorei e vou usar dou aula para o primário e terei de modificar algumas coisas para que eles entendam 😉 Deus vos abençoe

Milena Stancini disse...

BOa Noite! Obg pelos materiais.
Iniciei final do ano na evangelizacao e agora começarei com o grupo de 0 a 5 anos. Não tenho experiencia mas tenho muito carinho, estou lendo um livro Evangelizando Bebês da Cíntia Vieira da Silva Soares. Vcs poderiam me indicar mais autoress.. obg

Unknown disse...

Site maravilhoso pra bolar as atividades nas aulas. Muito obrigado

Unknown disse...

amei super bom

Unknown disse...

Que lindo ...vou efetuar esse dinâmica com minha classe

Unknown disse...

Que lindo ...vou efetuar esse dinâmica com minha classe

Unknown disse...

Que lindo ...vou efetuar esse dinâmica com minha classe

Unknown disse...

amei essa aula, irei aplicar aos meus evangelizandos.

CosmicPhoenix disse...

ankara evden eve nakliyat
malatya evden eve nakliyat
antep evden eve nakliyat
giresun evden eve nakliyat
kayseri evden eve nakliyat
OXHJ

50CABElvin415E9 disse...

37091
Çerkezköy Televizyon Tamircisi
Batman Şehirler Arası Nakliyat
Yenimahalle Parke Ustası
Çankaya Parke Ustası
Tekirdağ Şehir İçi Nakliyat
Tunceli Evden Eve Nakliyat
Çerkezköy Koltuk Kaplama
Yozgat Şehir İçi Nakliyat
Ordu Şehirler Arası Nakliyat

FA43CLiliaE5BC0 disse...

1E5E3
Kırklareli Lojistik
Etimesgut Parke Ustası
Gölbaşı Fayans Ustası
Tekirdağ Çatı Ustası
Osmo Coin Hangi Borsada
Denizli Evden Eve Nakliyat
Ünye Halı Yıkama
Hatay Evden Eve Nakliyat
Trabzon Şehir İçi Nakliyat

B1D2CAniya14D97 disse...

99165
Bitcoin Nasıl Üretilir
Caw Coin Hangi Borsada
Bitcoin Çıkarma Siteleri
Milyon Coin Hangi Borsada
Twitter Trend Topic Satın Al
Bitcoin Kazma
Bone Coin Hangi Borsada
Facebook Grup Üyesi Satın Al
Twitter Beğeni Satın Al

78500Kevin9C043 disse...

58B78
Expanse Coin Hangi Borsada
Binance Referans Kodu
Telegram Görüntüleme Hilesi
Parasız Görüntülü Sohbet
Bitcoin Nasıl Oynanır
Apenft Coin Hangi Borsada
Binance Hesap Açma
Soundcloud Beğeni Satın Al
Btcst Coin Hangi Borsada

9C8FCIgnacio3FDF0 disse...

8E499
trezor suite
poocoin
uniswap
arbitrum
dexscreener
poocoin
galagames
roninchain
dextools

Postar um comentário